Catéter, para que serve?

Catéter venoso é um dispositivo utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea, sem a necessidade de puncionar veias dos braços.

Geralmente ele é necessário para a realização de quimioterapia para câncer, realização de hemodiálise em pacientes com insuficiência renal, administração de medicamentos quando não é possível puncionar um acesso venoso no braço.

Tipos de Catéter

  • Catéter parcialmente implantável: é introduzido no corpo pelas veias do pescoço. Uma parte do catéter é implantada embaixo da pele para evitar infecção. No entanto, a parte do catéter que é usada para aplicar os medicamentos fica exposta. É um catéter de grande calibre, que pode servir também para fazer hemodiálise.
  • Catéter totalmente implantável: também chamado de port-o-cath, também é introduzido no corpo pelas veias do pescoço, mas a parte para aplicar a medicação fica implantada embaixo da pele de modo que nada fica exposto. Para que os medicamentos sejam infundidos é necessário fazer uma punção do reservatório com uma agulha fina.

Catéter Venoso

O catéter venoso é colocado pelo cirurgião vascular. O paciente pode ser sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele instala o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.

O catéter ficará no corpo por todo o tempo em que for necessário para o tratamento. Os catéteres parcialmente implantáveis podem ficar por meses. Já os totalmente implantáveis podem ficar por anos desde que sejam bem cuidados.

O cuidado mais importante é a higiene do local onde o catéter é implantado. Quando o catéter não está sendo usado, é necessário procurar um profissional de enfermagem para realizar a limpeza com solução de heparina, para evitar obstrução.

Quem usa um catéter pode levar uma vida normal mas recomenda-se evitar atividades que possam machucar o local onde o catéter é implantado.

Após o fim do tratamento, a retirada do catéter é realizada pelo cirurgião vascular por meio de um procedimento cirúrgico semelhante ao da colocação.

Dr. Alan Ohki

Dr. Alan Ohki

Dr. Alan Ohki é cirurgião vascular / médico vascular. Membro da sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular de São Paulo e da European Society for Vascular Surgery.Conheça mais o Dr. Alan
[]
1 Step 1
Solicite Contato

Entraremos em contato para tirar suas
dúvidas e/ou agendar sua consulta.

NomeNome completo
Telefoneyour full name
Mensagemmore details
0 /
Previous
Next