Erisipela o que é?

Erisipela e celulite são dois tipos de infecção na pele que causam vermelhidão, dor e inchaço. A diferença entre elas é a profundidade que a infecção atinge.

A erisipela atinge as camadas mais superficiais da pele e a celulite atinge as camadas mais profundas e também, a camada de gordura que fica embaixo da pele.

Tanto a erisipela quanto a celulite ocorrem quando bactérias que vivem normalmente na pele saudável penetram na pele devido a uma lesão.

Celulite e Erisipela sintomas

Ambas infecções causam sintomas muito parecidos, deixando a pele dolorida, avermelhada, inchada e quente. Pode cursar com febre e calafrios.

Na maioria dos casos, a erisipela e a celulite ocorrem na perna, mas elas podem ocorrer também nos braços, abdome e face.

A maioria das pessoas com erisipela e com celulite não precisa de nenhum exame. A avaliação do cirurgião vascular faz o diagnóstico.

Tratamento de erisipela e celulite.

O tratamento é feito com antibióticos. Nos casos mais leves, o tratamento pode ser feito em casa e os antibióticos são tomados na forma de comprimidos.

É muito importante fazer o tratamento completo, tomando o antibiótico da maneira que for prescrito, geralmente de sete a dez dias. Se o tratamento não for feito de maneira completa, a infecção pode voltar pior.

Nos casos mais graves, o tratamento mais adequado é feito com internação no hospital e os antibióticos são administrados diretamente na veia.