O que é o Inchaço?

O inchaço (edema) é o acúmulo de líquido nos pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos dentro do corpo. Os locais mais comuns do corpo onde as pessoas têm inchaço são os pés, pernas, mãos, braços e barriga.

Os principais sintomas do inchaço são o aumento do tamanho dos pés, tornozelos, mãos e braços, pele com aspecto esticada e brilhante, afundamento da pele ao apertar com o dedo, dificuldade de calçar meias e sapatos, falta de ar.

Causas do inchaço?

• Problemas nas veias das pernas – causam inchaço nos pés, tornozelos e pernas. Normalmente, corre pelas veias o sangue que vai das pernas de volta ao coração. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que deixam o sangue circular apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula normalmente e acumula nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e dilatação das veias.
  • Trombose Venosa Profunda – é o termo médico para a formação de coágulos de sangue dentro das veias profundas das pernas. Quando isto acontece, há um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração, causando inchaço e dor na perna.
  • Gravidez – causa frequentemente inchaço nas mãos, pés, tornozelos, pernas e também na face.
  • Ciclo menstrual – mulheres podem inchar em diversas partes do corpo no período que antecede a menstruação.
  • Medicamentos – o inchaço pode ser o efeito colateral de alguns medicamentos prescritos para diabetes, pressão alta, dor e outros problemas.
  • Doenças dos rins – pessoas com problemas nos rins podem ter inchaço nas pernas e ao redor dos olhos.
  • Doenças do coração – insuficiência cardíaca acontece quando o coração não consegue bombear o sangue. Pessoas com insuficiência cardíaca podem ter inchaço nas pernas, barriga e nos pulmões.
  • Doenças do fígado – pessoas com doenças do fígado podem ter inchaço na barriga e nas pernas.
  • Viagens – pessoas que ficam muito tempo sentadas durante uma viagem podem ter inchaço nos pés, tornozelos e pernas devido a redução do retorno do sangue venoso que fica acumulado nas pernas.

Tratamento do Inchaço

O tratamento depende da causa inicial e inclui algumas medidas:

• Tratamento do problema médico que causa o inchaço.
  • Educação alimentar para reduzir a quantidade de sal na dieta.
  • Medicamentos para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquido.
  • Meias de compressão – são meias especiais que cobrem o tornozelo e a perna e podem reduzir o inchaço. O cirurgião vascular recomendará o tipo adequado e como usá-las corretamente.
  • Elevar as pernas acima do nível do coração três vezes por dia pode reduzir bastante o inchaço.

Para evitar o inchaço nas pernas nos vôos longos você deve:

• Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas.
  • Usar roupas largas e confortáveis.
  • Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas.
  • Exercite-se flexionando e estendendo os pés e dobrando os joelhos a cada hora.
  • Beba bastante líquido e evite o excesso de álcool.
  • Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem.