O que são as varizes

As varizes nada mais são do que veias dilatadas, tortuosas e alongadas que aparecem nas pernas, mas podem aparecer em outras partes do corpo também, como na pelve.

Elas surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente. Normalmente, o sangue presente nas veias flui em direção ao coração. Dentro delas existem pequenas válvulas que impedem que o sangue retorne, assim, normalmente o sangue flui apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam adequadamente, o sangue pode refluir para as pernas causando inchaço, sensação de peso, cansaço e dilatação das veias. Estes sintomas ocorrem quando se fica muito tempo em pé ou sentado.

Causas das varizes

As principais causas são diversas: genética, gestações, obesidade, postural, traumas, trombose, entre outras.

Queixas principais

As queixas podem ser variáveis e incluem: dor ou sensação de queimação, peso ou cansaço nas pernas, aparecimento de vasinhos nas pernas, inchaço, manchas marrom e feridas de difícil cicatrização em casos mais avançados.

Diagnóstico das varizes

O diagnóstico é feito pelo cirurgião vascular através da consulta e do exame físico. Caso necessário, ele poderá solicitar um ultrassom Doppler das pernas que permite uma análise mais detalhada do sistema venoso.

Tratamento e medidas contra as varizes

Algumas medidas para melhorar os sintomas são: caminhar, não ficar por muito tempo sentado ou em pé, elevar as pernas três por dia, por 10 minutos, flexionar e estender os pés algumas vezes por dia.

Quanto aos tratamentos para as varizes, pode-se usar as meias elásticas que cobrem o tornozelo e a perna facilitando o retorno do sangue para o coração, medicamentos específicos para as veias que melhoram os sintomas, curativos para o caso de feridas, dependendo do grau da doença pode ser necessário uma cirurgia para melhora do quadro clínico e escleroterapia para tratar aqueles vasinhos que surgem na perna.