O que é trombose venosa?

Trombose venosa profunda ocorre quando há formação de coágulos de sangue dentro das veias profundas das pernas, mas pode ocorrer também em veias superficiais.

Existem diversas causas da trombose venosa como doenças do sangue (Mutação do Fator V Leiden, Mutação do gene da Protrombina, …), imobilidade prolongada, cirurgias de joelho e de quadril, gestação, traumas, entre outros.

O coágulo que se forma dentro da veia bloqueia a circulação e o sangue não consegue retornar adequadamente para o coração gerando inchaço e dor na perna.

Um problema mais grave ocorre quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar súbita e pode até levar à morte.

Sintomas de trombose venosa.

Os sintomas de trombose venosa profunda são dor, inchaço, vermelhidão. Geralmente ocorrem na batata da perna, mas podem acometer outros lugares também.

Se você sentir algum destes sintomas, procure um serviço de urgência e emergência. No hospital, os médicos farão os testes para descobrir se você tem trombose ou embolia pulmonar.

Trombose venosa tratamento.

O tratamento é feito com medicamentos que impedem a formação de coágulos. A duração do tratamento e a dosagem correta apenas o cirurgião vascular poderá te informar.

Existem algumas recomendações para evitar o surgimento de trombose como não ficar muito tempo na mesma posição, usar roupas largas, exercícios físicos, boa hidratação.

O uso da meia elástica é de extrema importância pois ajuda a melhorar o retorno do sangue venoso para o coração. A pressão da meia geralmente fica entre 20-30 mmHg. O cirurgião vascular irá te explicar os diversos tipos de meias, os materiais, como usar, em quais horários e por quanto tempo.