Úlceras venosas ou úlceras varicosas são o último estágio da insuficiência venosa crônica dos membros inferiores. Podem ser causadas pelas varizes das pernas sem tratamento durante um longo período ou após um episódio de trombose venosa crônica.

As úlceras ou feridas geralmente apresentam como principal localização a parte interna da perna. Geralmente apresenta a pele adjacente com manchas escuras ou claras e com a pele bem espessa. Ocasionalmente a pele pode ficar avermelhada e com aumento de temperatura. Geralmente são unilaterais e associadas ao inchaço mais no final do dia.

Sintomas da úlcera venosa

Os pacientes com feridas em pernas apresentam dores em peso de moderada intensidade no final do dia. Quando há dor mais intensa localizada na ferida é alta a probabilidade não ser venosa, de haver infecção associada ou de aprofundamento da ferida atravessando a fáscia muscular.

Diagnóstico úlcera venosa

O diagnóstico da úlcera venosa é feito, principalmente, com o exame clínico e o ultrassom doppler para planejamento do tratamento.

Outras causas de úlcera devem ser avaliadas como a doença arterial, artrite reumatóide, leishmaniose, a úlcera hipertensiva e etc.

Tratamento da úlcera venosa

O tratamento da úlcera venosa se dá em 3 fases:

Primeiro realiza-se o tratamento da dor e da infecção/inflamação local: nessa fase utiliza-se antiinflamatórios, antibióticos, analgésicos e desbridamentos sequenciais da ferida.

Na segunda fase, realiza-se a terapia compressiva. A depender do caso utilizamos terapia de compressão inelástica ou elástica (faixa elástica, curativo multicamadas, etc).

Após o fechamento da ferida, partimos para a terceira fase que é o tratamento da causa da ferida. Nessa fase iniciamos o uso de meia elástica e programamos o tratamento definitivo que vai depender dos exames realizados e risco cirúrgico: uso de espuma de polidocanol guiada por ultrassom, cirurgia de varizes, tratamento endovascular, etc.